DCA: uma estratégia básica de aporte para se proteger da volatilidade do mercado cripto

Um agradecimento especial a Gabriel Vazquez pela pesquisa e co-autoria.

O que você precisa saber

  • A DCA é uma estratégia que divide as compras ao longo do tempo para que você se proteja contra a volatilidade.
  • A DCA tem como objetivo eliminar o aspecto emocional do investimento com uma abordagem paciente e metódica.
  • Ela funciona melhor por um período longo, mas os resultados não são garantidos.
  • É uma boa estratégia para iniciantes ou clientes que procuram investir com uma quantidade menor de fundos.

A Dollar-Cost Averaging (DCA) pode ser resumida em uma frase: “não tente acertar a hora de entrar ou sair do mercado”. Não importa se você tem experiência em trades ou se está começando e quer encontrar um jeito de aumentar suas economias: a DCA é uma ferramenta útil para maximizar a exposição a um ativo digital sem depender do preço. Vamos ver o que isso significa.

A estratégia

A DCA se baseia em um princípio simples: os mercados de criptomoedas são muito voláteis, e adivinhar o que vai acontecer é muito difícil. Escolher um momento bom para agir, ou seja, ter uma leitura boa do momento de fazer uma compra ou uma venda, exige muita habilidade (ou sorte). Isso não é segredo: sabemos que os day traders (um termo para investidores que fazem trade no curto prazo) em geral não têm sucesso. Estudos mostraram que apenas cerca de 5 a 20% das pessoas que fazem day trade têm ganhos acumulados. Quase todo mundo acha que compreende bem o mercado, mas a verdade é que poucos têm essa habilidade. A Dollar-Cost Averaging (DCA) é uma maneira de contornar isso.

Em vez de observar o mercado, ler as notícias, consultar livros de ofertas, estudar indicadores, avaliar o comportamento do mercado por meio de índices de medo e ganância e muitos outros métodos complexos e demorados, as pessoas usam a DCA para orientar as negociações. A DCA é uma estratégia muito simples: comprar de acordo com um agendamento, seja qual for o preço.

A princípio, pode parecer um método não intuitivo, mas, com uma preferência temporal longa o bastante, é uma estratégia que costuma valer a pena. Também é uma ótima estratégia para iniciantes ou para quem deseja investir, mas não tem muitos fundos. É importante observar que essa estratégia funciona melhor quando é usada no longo prazo.

Como funciona

Vamos detalhar como a DCA funciona com um exemplo (vou usar números redondos grandes para simplificar). Dois amigos, Juan e Pedro, têm cada um 1.200 USD para comprar Bitcoin. Vamos supor que hoje o preço do Bitcoin seja 50 mil USD. Juan compra 1.200 USD de uma vez e tem 0,024 Bitcoin. Pedro decide dividir a compra em 100 USD por mês, comprando no primeiro dia de cada mês durante o ano. Ele se compromete a sempre comprar, não importa o preço. Vamos ver as compras de Pedro.

Aviso: usamos preços fictícios como exemplo. Os resultados podem variar.

  • Em Janeiro, compra de 100 USD com o Bitcoin a 50.000 USD = 0,0020 BTC
  • Em Fevereiro, compra de 100 USD com o Bitcoin a 60.000 USD = 0,0017 BTC
  • Em Março, uma compra de 100 USD com o Bitcoin a 65.000 USD = 0,0015 BTC
  • Em Abril, uma compra de 100 USD com o Bitcoin a 50.000 USD = 0,0020 BTC
  • Em Maio, uma compra de 100 USD com o Bitcoin a 40.000 USD = 0,0025 BTC
  • Em Junho, compra de 100 USD com o Bitcoin a 35.000 USD = 0,0029 BTC
  • Em Julho, compra de 100 USD com o Bitcoin a 40.000 USD = 0,0025 BTC
  • Em Agosto, compra de 100 USD com o Bitcoin a 30.000 USD = 0,0033 BTC
  • Em Setembro, compra de 100 USD com o Bitcoin a 35.000 USD = 0,0029 BTC
  • Em Outubro, compra de 100 USD com o Bitcoin a 40.000 USD = 0,0025 BTC
  • Em Novembro, compra de 100 USD com o Bitcoin a 45.000 USD = 0,0022 BTC
  • Em Dezembro, compra de 100 USD com o Bitcoin a 50.000 USD = 0,0020 BTC

Total acumulado:

  • 1.200 a 45.000 USD em média. Total de 0,028 BTC adquiridos

Neste exemplo, os 1.200 dólares de Pedro distribuídos ao longo de um ano comprariam 0,028 BTC, e o preço médio de compra seria de 45.000 USD. Já o BTC de Juan ainda valeria 1.200 USD, visto que o Bitcoin voltou a 50.000 USD no final do ano. No entanto, o 0,028 que Pedro acumulou vale 1.400 USD: um Retorno do investimento (ROI) de 16%.

Os prós e contras

Como qualquer estratégia de aporte, a DCA tem prós e contras. Você deve ter notado que, nos exemplos da tabela acima, em muitos meses os preços estavam menores do que no início do experimento. Nem sempre isso acontece. Você pode imaginar um cenário em que o preço do Bitcoin, em vez de cair, tenha aumentado bastante. Nesse caso, a DCA fornecerá uma quantidade menor de BTC do que se você tivesse comprado tudo de uma vez.

No entanto, não há certezas no universo das criptomoedas, e a Dollar-Cost Averaging no longo prazo faz sentido de várias maneiras. Uma delas é que você não deve colocar todos os ovos na mesma cesta. Vamos supor que você faça uma compra de valor fixo de 50.000 USD e o preço do Bitcoin caia para 25.000 USD. Você terá paciência para fazer o HODL (manter por um tempo: o ato de comprar e manter criptomoedas) e esperar até que o preço volte ao que era antes? Você ficará bem ao ver que o aporte inicial vale metade do que valia antes? Quanto tempo você vai esperar? Você precisa estar pronto para tomar todas essas decisões que envolvem o aspecto emocional. Investir, principalmente em criptomoedas, é uma negociação que envolve muito o lado emocional. Estratégias como a DCA têm como objetivo eliminar esse aspecto do investimento e confiar em disciplina, paciência e repetição.

Podemos imaginar outro cenário em que, em vez da DCA, você prefira esperar para “obter um preço melhor”. Você espera, com o dinheiro na mão, com a sensação de que o preço vai mudar e você será capaz de determinar o menor preço. Mas o preço não cai, você não comprou nada e o preço continua subindo. Ou ainda pior, você começa a ter medo de perder (FOMO) quando o preço começa a subir. Esse é o significado de “não tente acertar a hora de entrar ou sair do mercado”.

--

--

Crypto enthusiast and philosophy-head. Into pragmatism, craftsmanship, artistic expression, and lifestyle experimentation.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Icaro Moro

Crypto enthusiast and philosophy-head. Into pragmatism, craftsmanship, artistic expression, and lifestyle experimentation.